Uma mensagem especial

Na minha última reunião de pais lancei um desafio aos presentes que consistiu em escrever uma mensagem de motivação e alento para os seus filhos para o decorrer deste ano letivo, para que pudesse ser lida quando os alunos precisassem ou quisessem sentir o apoio dos pais.

Os poucos encarregados de educação que não puderam estar presentes foram contactados posteriormente e foi-lhes pedido o mesmo relativamente à mensagem, para que não faltasse nenhum aluno. 

Como não quero que leiam mais nada meu depois da mensagem, quero apenas dizer que a importância da motivação, do acompanhamento e da crença positiva são fundamentais para uma criança e elas são o reflexo daquilo que começa em casa: a educação. A estrutura, os valores, as regras, o amor; tudo isto devia fazer parte da educação de todas as crianças.

Todos nós nos devíamos esforçar por ser melhores, todos os dias, não só por nós, como também pelos nossos filhos. Pela sociedade, pelo mundo. Pelos tempos que correm. Para pequenos. E graúdos.

Decidi aqui partilhar esta mensagem, não só pela carga especial que a caracteriza, mas também por é uma inspiração para todos nós na vida, porque se trata de saber o que é mais importante e o que realmente importa.

Sem mais demoras, aqui vai:

A professora pediu que escrevêssemos uma mensagem de motivação. Esta última sei que não te falta. Ainda assim posso recordar-te de algo: tudo o que fazes faz por ti e por quem mais amas.

Estabelece os teus objetivos e pensa no que queres para ti, sem nunca desconsidear, no entanto, o bem estar dos que te rodeiam. Concilia tudo, mas prioritiza-te.

Explora. Experimenta e erra. E aproveita os erros para aprender - é para isso que servem. Eles não são derrotas - são oportunidades de aprendizagem.

Não te foques no passado - ele já foi. Fixa-te no presente e sonha com o futuro - tens o Mundo pela frente. Tem esperança e vê a vida com otimismo.

Reconhece, com humildade, que não sabes tudo e vais ter que aprender muito. Mantém-te sempre curioso e aberto para aprender. Porque, como já te expliquei, nestes próximos anos, as únicas coisas que tens que fazer é aprender a estudar, explorar o que gostas de fazer e ser uma criança feliz.

Alimenta a tua curiosidade, tem ambição e espalha alegria.

Torna o Mundo num lugar melhor.

Amo-te muito,

O teu irmão (...)

EDUCAÇÃO

A escola deve ser de todos e para todos.

É preciso consciencialização, mudança e um novo paradigma colaborativo.

Menos formalismo e lógica burocrática.

Mais boas práticas e partilhas.

Mais esperança.

Mais participação.

Mais ouvir as pessoas.


Comunicação

17-05-2022
(...) constituiu-se uma das prioridades nas organizações a existência de uma comunicação interpessoal que seja clara, que encoraje a melhoria do relacionamento e aumente a consciência de que as emoções positivas levam a uma maior perseverança, para com situações adversas. Esta consciência origina um aumento de comportamentos esforçados e...

Cada escola é diferente, com o seu meio envolvente, com os seus alunos, com os seus encarregados de educação, com os seus projetos, representantes locais, com as suas parcerias e protocolos. Quem lá trabalha, quem lá está e quem vai lá parar devia ter a noção do que é necessário implementar, fazer e sobre o que é importante refletir. De...

Podia estar aqui a enumerar imensos aspetos que se relacionam com a necessidade, cada vez mais urgente, de uma escola diferente, de uma escola adaptada aos tempos que vivemos e mais preparada para os que virão, mas há quem já fale nisto há algum tempo e, para já, vou passar a apresentar duas citações de dois artigos de opinião,...

Muitas vezes, existe uma grande resignação e pensa-se que é só mais um ano, que é igual a tantos outros e que não há possibilidades de melhorar uma realidade (nem que seja a nossa).

Sílvia Neves - Blog pessoal
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora