Uma mensagem especial
Na minha última reunião de pais lancei um desafio aos presentes que consistiu em escrever uma mensagem de motivação e alento para os seus filhos para o decorrer deste ano letivo, para que pudesse ser lida quando os alunos precisassem ou quisessem sentir o apoio dos pais.
Os poucos encarregados de educação que não puderam estar presentes foram contactados posteriormente e foi-lhes pedido o mesmo relativamente à mensagem, para que não faltasse nenhum aluno.
Como não quero que leiam mais nada meu depois da mensagem, quero apenas dizer que a importância da motivação, do acompanhamento e da crença positiva são fundamentais para uma criança e elas são o reflexo daquilo que começa em casa: a educação. A estrutura, os valores, as regras, o amor; tudo isto devia fazer parte da educação de todas as crianças.
Todos nós nos devíamos esforçar por ser melhores, todos os dias, não só por nós, como também pelos nossos filhos. Pela sociedade, pelo mundo. Pelos tempos que correm. Para pequenos. E graúdos.
Decidi aqui partilhar esta mensagem, não só pela carga especial que a caracteriza, mas também por é uma inspiração para todos nós na vida, porque se trata de saber o que é mais importante e o que realmente importa.
Sem mais demoras, aqui vai:
A professora pediu que escrevêssemos uma mensagem de motivação. Esta última sei que não te falta. Ainda assim posso recordar-te de algo: tudo o que fazes faz por ti e por quem mais amas.
Estabelece os teus objetivos e pensa no que queres para ti, sem nunca desconsidear, no entanto, o bem estar dos que te rodeiam. Concilia tudo, mas prioritiza-te.
Explora. Experimenta e erra. E aproveita os erros para aprender - é para isso que servem. Eles não são derrotas - são oportunidades de aprendizagem.
Não te foques no passado - ele já foi. Fixa-te no presente e sonha com o futuro - tens o Mundo pela frente. Tem esperança e vê a vida com otimismo.
Reconhece, com humildade, que não sabes tudo e vais ter que aprender muito. Mantém-te sempre curioso e aberto para aprender. Porque, como já te expliquei, nestes próximos anos, as únicas coisas que tens que fazer é aprender a estudar, explorar o que gostas de fazer e ser uma criança feliz.
Alimenta a tua curiosidade, tem ambição e espalha alegria.
Torna o Mundo num lugar melhor.
Amo-te muito,
O teu irmão (...)