A formação dos professores - Como, onde e porquê

16-05-2022
Hoje em dia, na educação, os professores são chamados a desempenhar os mais diversos papéis numa escola. As formações que têm de realizar para tentar corresponder às diferentes demandas podem até ser proveitosas e trazerem vantagens e benefícios para a prática docente, até determinado ponto, dependendo dos objetivos e da forma como se encara cada curso de formação que se faz.

 

Muitas formações são realizadas apenas porque os professores precisam de créditos para progredirem nas carreiras de uma forma ou de outra, estejam em que fase estiverem do seu percurso profissional.


Tendo em conta que os profissionais de uma instituição devem ou deviam corresponder às necessidades da mesma tendo em conta as suas características e projeto educativo, essa formação poderia/deveria ser ajustada à identificação das referidas necessidades organizacionais. Assim como numa empresa ou numa outra qualquer instituição a formação é dirigida para a obtenção de resultados/ganhos individuais, logo coletivos, assim poderia/deveria ser numa escola. 


Cada escola é diferente, com o seu meio envolvente, com os seus alunos, com os seus encarregados de educação, com os seus projetos, representantes locais, com as suas parcerias e protocolos. Quem lá trabalha, quem lá está e quem vai lá parar devia ter a noção do que é necessário implementar, fazer e sobre o que é importante refletir. De forma gratuita, de forma "leve" e com o objetivo de transformar a teoria em realidade, ou seja, em projetos exequíveis, coerentes, interessantes e adaptados à realidade educativa.

Tudo isto independentemente da vontade e das preferências de formação de cada um, que cada um poderia/deveria procurar consoante os seus objetivos pessoais e profissionais.
Tornar a formação obrigatória apenas porque deve fazer parte de um conjunto de protocolos é desperdiçar recursos, oportunidades e talentos. 
No meu entender, os tipos de formação de professores, atendendo à quantidade de trabalho burocrático e trabalho de casa, quase diariamente, deveria corresponder a diversos tipos:


- A formação estruturante: aquela que faz parte comum do currículo de um docente.


- A formação em contexto de serviço educativo: aquela que a instituição fornece para a resolução do problemas e suprir necessidades; esta também deveria servir para a progressão na carreira, ter um número de horas acessível e razoável e ser em áreas do conhecimento acessíveis a todos.


- A formação complementar: aquela que cada um faz porque lhe interessa e, complementada com a última, deveria também servir para progredir na carreira. Esta poderia ser, por exemplo, aquela que é realizada em relação a cada grupo de recrutamento.


- A formação diversa: a que é realizada livremente.

"Tudo que você precisa fazer é mover as pessoas só um pouquinho para as mudanças acontecerem. Não precisa ser algo .”

 


 





Sílvia Neves - Blog pessoal
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