Comunicação
(...) constituiu-se uma das prioridades nas organizações a existência de uma comunicação interpessoal que seja clara, que encoraje a melhoria do relacionamento e aumente a consciência de que as emoções positivas levam a uma maior perseverança, para com situações adversas. Esta consciência origina um aumento de comportamentos esforçados e persistentes com o sentido de alcançar os objetivos. Segundo, Bueno (2001,p. 55) "a nova cultura empresarial requer formas de comunicação que obedeçam a uma outra lógica, afinada com a agilidade das tecnologias emergentes, mas também com o incremento da massa crítica". Uma vez que cada pessoa possui necessidades e fatores motivacionais diferentes, as organizações devem identificar os fatores que motivam os seus colaboradores para que estes possam contribuir de forma eficaz para a organização. Daí o valor da comunicação, mais do que informar, é atrair, é incentivar o bom desempenho quer dos indivíduos que constituem a organização, quer entre as estruturas internas que a suportam.
Cada individuo deve ter em consideração que o seu próprio comportamento (verbal ou não verbal) influencia as relações com os outros, assim como, a satisfação no trabalho e incentivo para o cumprimento dos objetivos organizacionais. "Se existirem boas relações interpessoais dentro de uma empresa estas determinam uma melhor saúde e bem-estar do individuo e aumentam a sua capacidade de envolvimento no trabalho" (Vaz Serra, 1999, p. 495). Ou seja, uma má comunicação entre indivíduos de uma mesma empresa é desgastante e diminui o grau de satisfação com o emprego, a motivação para o trabalho e a própria execução.
(Laura Devessa, 2016, tese de mestrado)